como o profissional psicólogo no brasil pode aumentar seus ganhos financeiros sem ferir o código de ética profissional

 - INTRODUÇÃO

A psicologia é uma profissão que tem como objetivo auxiliar as pessoas em sua vida emocional e comportamental. Os profissionais dessa área têm a responsabilidade de fornecer um serviço de qualidade e ético, com o objetivo de promover o bem-estar dos pacientes. 

No entanto, muitos profissionais têm dificuldades em encontrar formas de aumentar seus ganhos financeiros, sem ferir o código de ética profissional. 

Neste artigo, apresentaremos algumas dicas e possibilidades para que os profissionais de psicologia possam aumentar sua renda sem ferir os princípios éticos que regem a profissão.

- Possibilidades de AMBIENTES (locai) PARA atuação profissional

Apresentamos os cinco principais ambientes, perfil de locais, onde o profissional psicólogo pode atuar com remuneração financeira:

Clínica

A atuação em clínica é a mais tradicional na profissão de psicologia. O profissional pode atender pacientes em sua própria clínica, em clínicas de terceiros ou mesmo dentro de hospitais. É importante lembrar que o atendimento em clínica deve seguir o código de ética profissional e que o psicólogo deve ter formação adequada para atuar nesse ambiente.

Empresas

O psicólogo também pode atuar em empresas, oferecendo serviços de orientação e treinamento aos funcionários. Esses serviços podem ser relacionados à saúde mental, à comunicação e ao desenvolvimento profissional dos funcionários. 

Escolas

O psicólogo pode atuar em escolas, oferecendo serviços de orientação e acompanhamento dos alunos. Esses serviços podem ser relacionados à saúde mental, ao desenvolvimento emocional e à orientação profissional dos alunos. 


Órgãos públicos

O psicólogo pode atuar em órgãos públicos. Essa relação pode ser contratual por um período específico ou o profissional pode se submeter a um concurso público para oferecer serviços de atendimento clínico, orientação ou mesmo acompanhamento à população. Esses serviços podem ser relacionados à saúde mental, à prevenção de doenças e à promoção do bem-estar. 

Psicologia online

A psicologia online, com o atendimento telepresencial, é uma forma relativamente nova de atuação na profissão de psicologia. O profissional pode atender pacientes de qualquer lugar do mundo, através de plataformas de videoconferência. No entanto, é importante lembrar que o psicólogo deve estar preparado para lidar com as particularidades desse tipo de atendimento e ter se cadastrado no CADASTRO E-PSI (LINK CLICÁVEL) para esse perfil de atendimento.


- Dicas básicas para aumentar a renda do profissional de psicologia

Oferecer serviços complementares:

Os profissionais de psicologia podem oferecer serviços complementares, como palestras, workshops e cursos, para aumentar sua renda. Esses serviços podem ser oferecidos para empresas, escolas e outras instituições que possam se beneficiar do conhecimento do psicólogo. É importante lembrar que esses serviços devem estar relacionados à área de atuação do psicólogo e não podem ferir o código de ética profissional.

Criar uma clínica

Outra forma de aumentar a renda do profissional de psicologia é criar sua própria clínica. Isso permite que o psicólogo tenha mais controle sobre seu trabalho e possa cobrar valores mais adequados pelos seus serviços. No entanto, é importante lembrar que a criação de uma clínica exige muito trabalho e investimento financeiro para legalização fiscal na prefeitura de sua cidade, além de ter de seguir as exigências do Conselho Federal de Psicologia.

Aumentar a quantidade de pacientes

Uma das formas mais simples de aumentar a renda do profissional de psicologia é aumentar a quantidade de pacientes atendidos. No entanto, é importante lembrar que a qualidade do atendimento deve ser mantida e que o psicólogo não pode comprometer sua capacidade de atender bem a todos os seus pacientes.

Se credenciar para aplicação de testes psicológicos

O profissional psicólogo pode se preparar para o credenciamento no Detran, Policia Federal e outros órgãos que necessitam de profissionais que possam aplicar testes psicológicos. Mas, para isso, é primeiro necessário que este profissional tenha feito cursos que possam lhe dar o preparo, segurança para realizar a avaliação psicológica, bem como a certificação necessária para esses credenciamentos. Para ser psicólogo do trânsito é necessário cursar uma pós-graduação. Para credenciamento na PF uma das exigências (abril 2023) é ter o curso presencial de Avaliação Psicológica em determinados tipos de testes.

Agregar valor com outras linhas de abordagem da Psicologia

O psicólogo tem uma extensa gama de possibilidades. Uma delas é se tornar hipnoterapeuta e agregar isso ao seu atendimento. Para tal, será necessário que tenha o conhecimento e segurança para conduzir as sessões de hipnose com os seus pacientes. Isso pode acelerar o tratamento em muitos perfis de abordagem da psicologia além de abrir um leque de oportunidades.

Especialização

O profissional de psicologia pode buscar especializações em áreas específicas da profissão, como psicologia organizacional, neuropsicologia, psicologia esportiva, entre outras. Essas especializações podem ampliar a demanda pelos serviços do profissional, permitindo que ele amplie seus ganhos de forma ética.

Abordagem inovadora

Um profissional de psicologia que utiliza abordagens inovadoras em seus atendimentos pode se destacar no mercado e ter uma demanda maior pelos seus serviços. Alguns exemplos de abordagens inovadoras são a terapia cognitivo comportamental, hipnose clínica, a terapia de aceitação e compromisso e a terapia focada na emoção entra outras que estão presentes nesse recorte temporal (2023).

Marketing digital

Um profissional de psicologia pode utilizar o marketing digital para promover seus serviços e aumentar sua visibilidade. É possível criar um site, blog e perfis nas redes sociais para divulgar seu trabalho e fornecer informações úteis para o público. No entanto, é importante lembrar que o marketing digital deve seguir o código de ética profissional e não fazer promoções com valores. Pois, não é permitido a divulgação de valores neste perfil de prestação de serviço.

Atendimento em grupos

O atendimento em grupos é uma forma de agregar valor ao trabalho do profissional de psicologia, pois permite que mais pessoas sejam atendidas ao mesmo tempo. Essa modalidade de atendimento pode ser oferecida em clínicas, empresas, escolas e outros locais que demandam esse tipo de serviço. Isso pode tornar mais acessível para os participantes e, ao mesmo tempo, ampliar o rendimento do tempo disponibilizado pelo profissional.

Atendimento em domicílio

O atendimento em domicílio é uma forma de agregar valor ao trabalho do profissional de psicologia, pois permite que o paciente tenha mais conforto e comodidade durante o atendimento. Essa modalidade de atendimento pode ser oferecida para pacientes com mobilidade reduzida ou que estejam em tratamento de longa duração. É importante seguir esse guia de atendimento domiciliar emitido pelo COF (link clicável).

Consultoria para empresas

Um profissional de psicologia pode oferecer serviços de consultoria para empresas, orientando gestores e colaboradores sobre questões relacionadas à saúde mental e emocional. Essa modalidade de atendimento pode ser oferecida em empresas de diferentes setores e pode ser muito valorizada pelos clientes. Uma vertente em voga é a motivacional onde o psicólogo trabalha o preparo de equipes para alcançar melhores resultados.

Parcerias com outras áreas

Um profissional de psicologia pode estabelecer parcerias com outras áreas, como nutrição, educação física e fisioterapia, para oferecer serviços integrados aos clientes. Essa abordagem pode ser muito valorizada pelos clientes, uma vez que ele pode contar com um tratamento multiprofissional,  o que possibilita ao profissional ter um maior rendimento mensal. É bom lembrar que é vetado pelo Código de Ética Profissional a parceria com retorno financeiro por indicação.


CONCLUSÃO:

O  profissional psicólogo ou mesmo o estudante de psicologia pode ter hipnose clínica como uma opção profissional interessante. Isso pode funcionar bem para quem gosta de ajudar pessoas e está em busca ampliar sua carreira de forma gratificante. Com a Hipnose Clínica como ferramenta qualquer profissional de saúde irá agregar valor ao seu atendimento. 

Lembrando sempre que, para se tornar um bom hipnólogo, é necessário fazer um curso de formação em hipnose clínica e desenvolver habilidades como empatia, comunicação, observação e flexibilidade. 

É importante destacar que a hipnose clínica é uma prática séria e já regulamentada para várias profissões. O hipnólogo deve seguir um código de ética e conduta, e não deve fazer promessas falsas ou oferecer tratamentos que não tenham comprovação científica. É fundamental que o hipnólogo tenha uma formação sólida e esteja sempre atualizado com as pesquisas e avanços na área.

Em resumo, a hipnose clínica pode ser uma opção de carreira. Se você tem interesse nessa área, invista em sua formação e desenvolvimento de habilidades, e esteja sempre atento às normas e regulamentações da prática. Com dedicação e comprometimento, você pode se tornar um hipnólogo e ajudar muitas pessoas a transformarem suas vidas.

DESEJA SE TORNAR UM PROFISSIONAL DE HIPNOSE CLÍNICA QUALIFICADO?

Se você é um profissional de saúde, terapeuta ou estudante dessa área e quer aprender a utilizar essa poderosa ferramenta clique aqui e conheça o Curso de Formação em Hipnose Clínica no formato telepresencial.

PROCURA ATENDIMENTO COM HIPNOSE CLÍNICA NO FORMATO TELEPRESENCIAL?

Para garantir que você tenha uma experiência segura e eficaz com a hipnose, é fundamental buscar um hipnoterapeuta qualificado e com experiência na área. Pesquise sobre a formação do profissional, verifique suas credenciais e avalie as recomendações de outros pacientes. Além disso, é importante sentir-se confortável e confiante com o terapeuta escolhido, já que a relação terapêutica é fundamental para o sucesso do tratamento.

Se você está buscando uma opção terapêutica para lidar com problemas emocionais, veja abaixo os profissionais que atuam pelo Instituto de Psicologia Ser e Crescer - CASA DOS 7 SABERES.

CURSO TELEPRESENCIAL DE FORMAÇÃO EM HIPNOSE CLÍNICA

PRECISA DE ATENDIMENTO?
CONHEÇA OS PROFISSIONAIS DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA SER E CRESCER
A CASA DOS 7 SABERES

Prof. Dr. João Oliveira, Doutor em Saúde Pública, Psicólogo,  62 anos (2024), começou com a Hipnose aos 18, em 1980. Já são 44 anos estudando, praticando, se beneficiando e, acima de tudo, descobrindo a cada dia novas formas de atuar com essa ferramenta espetacular.

Prof. Dra. Beatriz Acampora, Doutora em saúde Pública, Psicóloga, estuda a hipnose há mais de 20 anos, sempre buscando o que há de melhor na área para auxiliar seus clientes, criando propostas de trabalho inovadoras que são ferramentas poderosas na terapia.

CURSOS ONLINE E LIVROS DIGITAIS

CURSO ONLINE | PROCESSO DE ATIVAÇÃO NEURAL

CURSO ONLINE | PROCESSO DE ATIVAÇÃO NEURAL

FORMAÇÃO EM ANÁLISE COMPORTAMENTAL PREDITIVA | ONLINE | LINGUAGEM NÃO VERBAL |

FORMAÇÃO EM ANÁLISE COMPORTAMENTAL PREDITIVA | ONLINE | LINGUAGEM NÃO VERBAL |

CURSO DE FORMAÇÃO EM HIPNOSE CLÍNICA/HIPNOTERAPIA

CURSO DE FORMAÇÃO EM HIPNOSE CLÍNICA/HIPNOTERAPIA

CURSO ONLINE | INSÔNIA NUNCA MAIS: VOCÊ PODE DORMIR MELHOR

CURSO ONLINE | INSÔNIA NUNCA MAIS: VOCÊ PODE DORMIR MELHOR

CURSO ONLINE | ÁUDIOS DE AUTO-HIPNOSE NEUROSSENSORIAL PARA BAIXAR

CURSO ONLINE | ÁUDIOS DE AUTO-HIPNOSE NEUROSSENSORIAL PARA BAIXAR

CURSO ONLINE | RESSIGNIFICANDO AS EMOÇÕES COM AUTO-HIPNOSE

CURSO ONLINE | RESSIGNIFICANDO AS EMOÇÕES COM AUTO-HIPNOSE

CURSO ONLINE | ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EM PÚBLICO

CURSO ONLINE | ORATÓRIA E COMUNICAÇÃO EM PÚBLICO

CURSO ONLINE | EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

CURSO ONLINE | EXCELÊNCIA NO ATENDIMENTO AO CLIENTE

CURSO ONLINE | ATIVANDO O CÉREBRO PARA PROVAS E CONCURSOS

CURSO ONLINE | ATIVANDO O CÉREBRO PARA PROVAS E CONCURSOS

FORMAÇÃO EM MASTER LEADERSHIP - LIDERANÇA EXTRAORDINÁRIA

FORMAÇÃO EM MASTER LEADERSHIP - LIDERANÇA EXTRAORDINÁRIA

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - CURSO TOTALMENTE ONLINE

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL - CURSO TOTALMENTE ONLINE

ÁUDIOS PARA ATIVIDADE FÍSICA MENTAL

ÁUDIOS PARA ATIVIDADE FÍSICA MENTAL

LIVRO 108 TÉCNICAS TERAPÊUTICAS | IMPRESSO E DIGITAL

LIVRO 108 TÉCNICAS TERAPÊUTICAS | IMPRESSO E DIGITAL

ATIVAÇÃO NEURAL | PROCESSO PESSOAL |  TELEPRESENCIAL

ATIVAÇÃO NEURAL | PROCESSO PESSOAL | TELEPRESENCIAL

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL | COMBO

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL | COMBO

CURSO ONLINE | MEDITAÇÃO PARA UMA VIDA MELHOR

CURSO ONLINE | MEDITAÇÃO PARA UMA VIDA MELHOR

PROCESSO: 21 DIAS PARA SER + FELIZ

PROCESSO: 21 DIAS PARA SER + FELIZ

CURSO ONLINE | AUTOESTIMA: PRÁTICAS PARA TRANSFORMAR PESSOAS

CURSO ONLINE | AUTOESTIMA: PRÁTICAS PARA TRANSFORMAR PESSOAS

PROCESSO ONLINE  | ALQUIMIA INTERNA

PROCESSO ONLINE | ALQUIMIA INTERNA

GRABOVOI - ASCENSÃO PRÓSPERA - LIVRO DIGITAL E ÁUDIO

GRABOVOI - ASCENSÃO PRÓSPERA - LIVRO DIGITAL E ÁUDIO

PRÓSPERO UNIVERSO  - A SINTONIA COM A LEI DA ATRAÇÃO | LIVRO E BÔNUS

PRÓSPERO UNIVERSO - A SINTONIA COM A LEI DA ATRAÇÃO | LIVRO E BÔNUS

VIVÊNCIA SINTONIA DE PROSPERIDADE

VIVÊNCIA SINTONIA DE PROSPERIDADE

E-BOOK - MANUAL DE SEGURANÇA COMPORTAMENTAL - DR. JOÃO OLIVEIRA

E-BOOK - MANUAL DE SEGURANÇA COMPORTAMENTAL - DR. JOÃO OLIVEIRA

E-BOOK: O PODER DAS AFIRMAÇÕES POSITIVAS

E-BOOK: O PODER DAS AFIRMAÇÕES POSITIVAS

COMBO: LIVRO E PACOTE DE ÁUDIOS DE AFIRMAÇÕES POSITIVAS

COMBO: LIVRO E PACOTE DE ÁUDIOS DE AFIRMAÇÕES POSITIVAS

LIVRO DIGITAL - AUTORIDADE SILENCIOSA: A LINGUAGEM NÃO VERBAL DO PODER MASCULINO

LIVRO DIGITAL - AUTORIDADE SILENCIOSA: A LINGUAGEM NÃO VERBAL DO PODER MASCULINO

Responsável Técnica: 

Profa. Dra. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira CRP 05/32030

© Copyright - Instituto de Psicologia Ser e Crescer.  Todos os direitos reservados

*Learn to take beautiful photos like this

Enroll In The Free Course Now

Get Your Photography Portfolio Started Now

Enter your details below to get instant access to this brand new 3-part video course

We process your personal data as stated in our Privacy Policy. You may withdraw your consent at any time by clicking the unsubscribe link at the bottom of any of our emails.

Close