HIPNOSE CURA?
DESCUBRA OS BENEFÍCIOS E APLICAÇÕES DA HIPNOTERAPIA NA SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

 - INTRODUÇÃO

A hipnose tem sido cada vez mais reconhecida como uma ferramenta poderosa para tratar diversos problemas físicos e emocionais. Hoje profissionais certificados podem ajudar pessoas a encontrarem alívio em diversos perfis de problemas. A hipnose tem sido considerada uma forte aliada de vários tipos de tratamentos de saúde além do emocional apenas. Neste artigo, vamos explorar os benefícios da hipnoterapia e entender como ela pode ajudar no processo de cura, abordando suas aplicações mais comuns e desmistificando alguns mitos. 

 - O QUE É HIPNOSE E COMO FUNCIONA ?

Hipnose ClínicaHipnose Clínica

A hipnose é um estado de relaxamento profundo, no qual a pessoa fica mais suscetível a sugestões. Durante a sessão de hipnose, o terapeuta induz o paciente a esse estado, utilizando técnicas específicas, como a indução e o aprofundamento. Após isso, quando o paciente já se encontra em um estado alterado de consciência, o profissional passa a fazer uso de sugestões. Assim, é possível trabalhar com o inconsciente do paciente para promover mudanças comportamentais e emocionais, reprogramando crenças limitantes e padrões negativos.

hipnose clínica tratamentohipnose clínica tratamento

BENEFÍCIOS DA HIPNOSE

A hipnose pode trazer inúmeros benefícios para a saúde física e emocional, como o alívio de dores crônicas, redução do estresse e ansiedade, melhora do sono, aumento da autoestima e tratamento de fobias. Além disso, a hipnose pode ajudar a superar traumas e a desenvolver habilidades pessoais e profissionais

Na verdade, não há limites para os benefícios da hipnose. Uma pessoa pode fazer uso da auto-hipnose (quando a própria pessoa usa em si mesmo ou através de um áudio gravado) para ampliar a capacidade cognitiva, ampliar a memória por exemplo.

Hoje vários profissionais de saúde usam áudios de auto-hipnose em seus pacientes para acelerar o processo de recuperação no pós-operatório, auxiliando na regeneração de órgãos e no rápido restabelecimento do paciente a sua vida normal.

hipnose clínica hipnoterapiahipnose clínica hipnoterapia

APLICAÇÕES MAIS COMUNS DA HIPNOTERAPIA

Hipnose para ansiedade
A hipnose pode ser uma ferramenta eficaz no tratamento da ansiedade, ajudando a controlar os pensamentos negativos e promovendo a sensação de calma e relaxamento. Através da hipnoterapia, é possível ressignificar experiências passadas que contribuem para a ansiedade e desenvolver estratégias para enfrentar situações estressantes.

Hipnose para emagrecimento
A hipnoterapia pode auxiliar no processo de emagrecimento ao trabalhar a relação do paciente com a comida, mudando hábitos alimentares e promovendo a motivação para a prática de exercícios físicos. A hipnose pode ajudar a identificar as causas emocionais por trás do excesso de peso, como o uso da comida para lidar com emoções negativas, e criar novas associações positivas com a alimentação saudável.

O Prof. Dr. João Oliveira, psicólogo clínico e principal desenvolvedor da Hipnose Clínica Neurossensorial no Brasil, teve como foco o Emagrecimento Pela Palavra em sua pesquisa de mestrado na UENF. Esse estudo gerou um protocolo de atendimento e um livro que está disponível na AMAZON - CLIQUE AQUI PARA CONHECER O LIVRO.

Hipnose para insônia
A hipnose pode tratar a insônia, ajudando o paciente a relaxar e a criar um ambiente propício ao sono, além de trabalhar as causas emocionais que possam estar interferindo no descanso. A hipnoterapia também pode ensinar técnicas de auto-hipnose, que permitem que o paciente melhore a qualidade do sono de forma autônoma.

Os profissionais do Instituto de Psicologia Ser e Crescer - CASA DOS 7 SABERES - com base em anos de atendimento clínico, desenvolveram uma abordagem que reúne auto-hipnose com frequências binaurais e atitudes comportamentais. Para conhecer esse processo clique aqui.

Hipnose para dor crônica
A hipnoterapia pode ser utilizada no tratamento de dores crônicas, como enxaquecas, dores nas costas e fibromialgia. A hipnose ajuda a reduzir a percepção da dor ao atuar no sistema nervoso central e modificar a interpretação do cérebro em relação aos estímulos dolorosos.

Hipnose para fobias
A hipnose pode ser eficaz no tratamento de fobias específicas, como medo de voar, de animais ou de lugares fechados. A hipnoterapia auxilia o paciente a enfrentar a situação temida de maneira gradual e controlada, diminuindo a ansiedade e permitindo a superação da fobia.

hipnose clínica hipnoterapiahipnose clínica hipnoterapia

MITOS E VERDADE SOBRE A HIPNOSE

Há muitos mitos em torno da hipnose, como a ideia de que a pessoa fica totalmente fora de controle durante a sessão ou que pode ser forçada a fazer algo contra a sua vontade. Na realidade, o paciente permanece consciente e em controle durante a hipnose, e o terapeuta trabalha em conjunto com o paciente para alcançar os objetivos terapêuticos. Outro mito é que a hipnose é um método perigoso ou que pode causar danos psicológicos, quando, na verdade, a hipnoterapia é considerada uma prática segura e eficaz, desde que realizada por profissionais qualificados.

Mesmo com sua eficácia comprovada e uma larga evolução ao longo dos séculos, a hipnose ainda é cercada por mitos e equívocos. Esses são os mais comuns:

A hipnose é um estado de sono ou inconsciência
Na verdade, a hipnose é um estado de consciência alterada, no qual o paciente se encontra relaxado, focado e mais receptivo a sugestões. Não é um estado de sono, e o paciente permanece consciente durante toda a sessão.

As pessoas podem ficar presas em um estado hipnótico
Não há casos documentados de pessoas que ficaram permanentemente presas em um estado hipnótico. Geralmente, os pacientes saem naturalmente do estado de hipnose ou são trazidos de volta à consciência normal pelo hipnoterapeuta.

A hipnose pode fazer as pessoas revelarem segredos ou agirem contra sua vontade
Durante uma sessão de hipnose clínica, o paciente está sempre no controle e pode escolher aceitar ou rejeitar sugestões do terapeuta. A hipnose não pode forçar alguém a revelar segredos ou a agir de maneira que vá contra seus valores e crenças.

Apenas pessoas fracas de espírito ou ingênuas podem ser hipnotizadas

A capacidade de ser hipnotizado não está relacionada à inteligência ou à força de vontade. Pesquisas mostram que quase todas as pessoas podem ser hipnotizadas, embora o grau de susceptibilidade possa variar entre os indivíduos.

hipnose clínica hipnoterapiahipnose clínica hipnoterapia

CONCLUSÃO:

A hipnose é uma ferramenta poderosa no tratamento de diversos problemas físicos e emocionais, oferecendo benefícios e aplicações variadas. Ao entender como a hipnose funciona e desmistificar os mitos em torno dessa prática, é possível aproveitar ao máximo os benefícios da hipnoterapia e melhorar a qualidade de vida.

A hipnose clínica também pode ser realizada de modo telepresencial e isso oferece diversas vantagens, desde a flexibilidade de horários até a maior acessibilidade para pacientes de áreas distantes. Com a evolução da tecnologia, é possível que essas pessoas possam receber o tratamento que desejam de forma segura, confortável e eficaz, sem precisar sair de casa. 

DESEJA SE TORNAR UM PROFISSIONAL DE HIPNOSE CLÍNICA QUALIFICADO?

Se você é um profissional de saúde, terapeuta ou estudante dessa área e quer aprender a utilizar essa poderosa ferramenta clique aqui e conheça o Curso de Formação em Hipnose Clínica no formato telepresencial.

PROCURA ATENDIMENTO COM HIPNOSE CLÍNICA NO FORMATO TELEPRESENCIAL?

Para garantir que você tenha uma experiência segura e eficaz com a hipnose, é fundamental buscar um hipnoterapeuta qualificado e com experiência na área. Pesquise sobre a formação do profissional, verifique suas credenciais e avalie as recomendações de outros pacientes. Além disso, é importante sentir-se confortável e confiante com o terapeuta escolhido, já que a relação terapêutica é fundamental para o sucesso do tratamento.

Se você está buscando uma opção terapêutica para lidar com problemas emocionais, veja abaixo os profissionais que atuam pelo Instituto de Psicologia Ser e Crescer - CASA DOS 7 SABERES.

CURSO TELEPRESENCIAL DE FORMAÇÃO EM HIPNOSE CLÍNICA

PRECISA DE ATENDIMENTO?
CONHEÇA OS PROFISSIONAIS DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA SER E CRESCER
A CASA DOS 7 SABERES

Prof. Dr. João Oliveira, psicólogo clínicoProf. Dr. João Oliveira, psicólogo clínico

Prof. Dr. João Oliveira, Doutor em Saúde Pública, Psicólogo,  61 anos (2023), começou com a Hipnose aos 18, em 1980. Já são 43 anos estudando, praticando, se beneficiando e, acima de tudo, descobrindo a cada dia novas formas de atuar com essa ferramenta espetacular.

Prof. Dra. Beatriz Acampora, Doutora em saúde Pública, Psicóloga, estuda a hipnose há mais de 20 anos, sempre buscando o que há de melhor na área para auxiliar seus clientes, criando propostas de trabalho inovadoras que são ferramentas poderosas na terapia.

Responsável Técnica: 

Profa. Dra. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira CRP 05/32030

© Copyright - Instituto de Psicologia Ser e Crescer.  Todos os direitos reservados

*Learn to take beautiful photos like this

Enroll In The Free Course Now

Get Your Photography Portfolio Started Now

Enter your details below to get instant access to this brand new 3-part video course

We process your personal data as stated in our Privacy Policy. You may withdraw your consent at any time by clicking the unsubscribe link at the bottom of any of our emails.

Close