TUDO SOBRE O TESTE ZULLIGER

cursos de testes psicológicos cursos de testes psicológicos

 O Teste Zulliger é um dos testes projetivos mais conhecidos e utilizados por psicólogos no Brasil e no mundo. Ele é uma ferramenta poderosa para avaliar a personalidade e o estado emocional de um paciente.

 
Este é o único teste projetivo no Brasil, no presente momento (2023) que pode ser aplicado individual ou coletivamente.

 
Consiste em uma técnica projetiva que avalia a personalidade dos indivíduos ele é aplicado por meio de cartões com manchas de tinta, em que a pessoa deve descrever o que vê nas imagens.
Neste artigo, vamos explicar em detalhes como funciona o teste de Zulliger, suas aplicações, as diferentes fases do processo de avaliação e como é interpretado os resultados.

O QUE É O TESTE ZULLIGER?

O Teste Zulliger é um teste projetivo que utiliza manchas de tinta para avaliar a personalidade e o estado emocional do paciente. Ele foi desenvolvido por Hans Zulliger em 1948 e desde então tem sido amplamente utilizado por psicólogos em todo o mundo. O teste consiste em 3 cartões, cada uma com uma mancha de tinta.


COMO FUNCIONA O TESTE ZULLIGER?

O Teste Zulliger é baseado na teoria psicanalítica e na projeção de conteúdos inconscientes na interpretação das manchas de tinta. O psicólogo analisa a história contada pelo indivíduo, prestando atenção aos detalhes, símbolos, cores e emoções associados a cada mancha de tinta.

 
O teste é usado para avaliar aspectos como a capacidade de adaptação, objetividade, relacionamento interpessoal, empatia, criatividade, flexibilidade entre outros aspectos importantes da personalidade.


PARA QUE O TESTE ZULLIGER É UTILIZADO?

O Teste Zulliger é amplamente utilizado em contextos clínicos para avaliar a personalidade e o estado emocional do paciente. Ele pode ser útil para identificar problemas emocionais, como ansiedade, depressão, impulsividade e outros aspectos da personalidade. O teste também pode ser útil para avaliar a eficácia do tratamento e o progresso do cliente ao longo do tempo.

 
Este teste é também amplamente utilizado em contextos de recrutamento e seleção, para avaliação para manuseio de arma de fogo, ANAC, concursos públicos ou em qualquer situação em que a personalidade humana precise ser analisada.

FASES DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO

O processo de avaliação com o teste de Zulliger é composto por três fases principais:

Fase de apresentação: Nessa fase, o profissional explica para o indivíduo como o teste funciona e o que se espera dele. É importante que ele se sinta à vontade e confiante para responder às perguntas.

Fase de aplicação: Nessa fase, o indivíduo é convidado a descrever o que vê em cada uma das manchas de tinta apresentadas na prancha. É importante que ele se sinta confortável e seguro para se expressar livremente.

Fase de interpretação: Nessa fase, o psicólogo avalia as respostas dadas pelo indivíduo e realiza análise sobre os dado colhidos. É importante que o profissional tenha experiência e conhecimento técnico para fazer uma interpretação adequada dos resultados.


COMO INTERPRETAR OS RESULTADOS DO TESTE ZULLIGER ?

A interpretação dos resultados do teste de Zulliger é complexa e exige experiência e conhecimento técnico por parte do profissional. Requer uma análise cuidadosa da história contada pelo indivíduo, bem como uma compreensão dos princípios subjacentes ao teste, a partir dos quais é possível compreender a dinâmica da personalidade do indivíduo no presente momento e elaborar um laudo psicológico.

COMO FUNCIONA O CURSO ONLINE ?

O Curso online do Teste Zulliger é exclusivo para os profissionais ou estudantes de psicologia. Sua documentação será exigida antes que seja a inscrição no curso. Veja abaixo a ementa do curso ofertado pelo Instituto de Psicologia Ser e Crescer – CASA DOS 7 SABERES:

 
Serão 12 videoaulas e material de apoio em PDF: 

Aula 1 - Apresentação e conceituação
Aula 2 - Aplicação coletiva
Aula 3 – Correção: Localização e conteúdos
Aula 4 – Correção: Determinantes
Aula 5 – Correção: Fenômenos especiais e tabulação
Aula 6 – Estudo de caso do manual
Aula 7 - Aplicação individual
Aula 8 – Avaliação qualitativa
Aula 9 - Avaliação qualitativa
Aula 10 – Aulão do Zulliger com exercícios
Aula 11 – Como avaliar os critérios necessários e restritivos da personalidade
Aula 12 – Elaboração da síntese

Você ainda terá acesso de um ano ao material de apoio e exercícios. O curso contém avaliação final para emissão de certificado com carga horária de 20 horas.

CONCLUSÃO

O Teste Zulliger é uma ferramenta poderosa para avaliar a personalidade e o estado emocional de um indivíduo. 

Ele é amplamente utilizado por psicólogos em todo o mundo e pode ser útil para identificar problemas emocionais e avaliar a eficácia do tratamento. Se você é um profissional ou estudante de psicologia, o Teste Zulliger será bastante útil. 

Conheça o Curso Online do Instituto de Psicologia Ser e Crescer, a CASA DOS 7 SABERES, no link abaixo:

https://www.isec.psc.br/cursos-para-psicologos/curso-online-teste-de-zulliger/

Responsável Técnica: 

Profa. Dra. Beatriz Acampora e Silva de Oliveira CRP 05/32030

© Copyright - Instituto de Psicologia Ser e Crescer.  Todos os direitos reservados

*Learn to take beautiful photos like this

Enroll In The Free Course Now

Get Your Photography Portfolio Started Now

Enter your details below to get instant access to this brand new 3-part video course

We process your personal data as stated in our Privacy Policy. You may withdraw your consent at any time by clicking the unsubscribe link at the bottom of any of our emails.

Close